Dançar a Vida

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Formado e atuando na área Ballet Clássico desde 2001, Professor de Ballet e Jazz, e iniciação Dança Contemporânea e dança de salão. Trabalhos ralizados: Arte Educador na prefeitura de Guarulhos Danças Populares Brasileiras, Prof. Ballet para Ginastas do Clube Palmeiras, Prof. de Expressão corporal para grupo de alunos da Escola de Música de Guarulhos, e prof. de Ballet e Jazz do Tênis Clube Paulista. Trabalhos Realizados: Coreógrafo da Cia de Dança Cadeirantes das Casas André Luiz. Participação em Eventos destinados a Dança em todo País, Coreógrafo no IV Encontro Internacional de capoeira( danças Folclóricas), Jurado em eventos, Realização de Estátua viva. Centro de Dança Yara Ciconni – 2010 Formação Ballet Clássico e Jazz Estudei na Escola Municipal de Bailado (Projeto dançar Teatro Municipal de São Paulo) no período de Fev à Dez. 2002, com início a Tècn. Clássica e Noções de Folclore. Há exatamente onze anos faço aulas de Ballet Clássico e Jazz junto ao Grupo de Dança Yara Ciconi ex- integrante do corpo de Ballet Clássico de São Paulo. Atualmente estudo Ballet Método Russo Centro de Dança Yara Ciconni e Studio Ana Esmeralda.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Beneficios do Ballet

BENEFÍCIOS

Estudos com bailarinos profissionais nos Estados Unidos mostraram que o ballet exige tanto dos dançarinos quanto o futebol exige dos jogadores. Não é difícil então, imaginar a quantidade de treinamento aplicado ao corpo quando você faz ballet. Cada músculo de seu corpo está ativamente engajada nos movimentos. O resultado é que o Ballet mantêm o seu corpo ativo, longe do ócio.

Outro benefício do ballet é que ele faz maravilhas para a sua postura. À medida que o requisito básico do ballet é ter uma posição neutra com a coluna reta e quadris em paralelo em ambos os lados, essa postura adquirida nas aulas de ballet para adultos vai ter um efeito “cascata” sobre sua postura nas atividades do dia-a-dia.

A boa postura é extremamente importante para se manter saudável. As dores musculares e falta de firmeza que a maioria das pessoas sentem refletem um estilo de vida sedentário e são resultado da má postura e disfunções músculares e do esqueleto. Então, se você não tem uma boa postura, praticar ballet vai ajudar a resolver o problema.

Ainda falando de estilo de vida sedentário, o ballet é uma atividade maravilhosa para tirá-lo da comodidade de sua cadeira. Os passos e exercícios combinados à música terminam por formar belos padrões com os corpos. Nos exercícios de ballet usamos grande concentração para lembrar os passos e coordenar as diferentes partes do corpo. A lógica das combinações, o passo certo, a interpretação da música – tudo para se expressar de forma fantátisca.

O balé é também uma arte altamente estética. Aqueles que escolhem o balé como hobby ou como uma forma de manter sua qualidade de vida geralmente acabam por ficar apaixonados por esta forma de arte. Quanto mais você aprende, mais é provável que você mergulhe na tradição maravilhosa por trás dele. Você vai se interessar em assistir a apresentações de ballet, aprender sobre os artistas atuais e passados, e lendo sobre a história do ballet e outras formas de arte relacionadas, especialmente a música. Sua musicalidade é também susceptível de melhorar ao longo do tempo, e inevitavelmente você aprenderá a movimentar o corpo com a música em vez de apenas contar as batidas.

Finalmente, o ballet é arte de palco. No entanto, para a maioria dos alunos adultos, a apresentação em público pode não ser uma possibilidade. Seja no palco ou não, as aulas de ballet proporcionam uma oportunidade para "executar", mesmo que seja só para o professor, seus colegas e para si mesmo. Você acaba por adquirir um senso de confiança na execução dos seus movimentos com a música. Se você é uma pessoa tímida, pode até superar sua timidez ao longo da vida! E se você tiver sorte o suficiente para ir ao palco, os aplausos e o reconhecimento que receberá do público vale mais do que ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário